Apresentação
Sobre o evento
"A Universidade Estadual de Montes Claros realizará o I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes por meio do Departamento de Educação e Pró-Reitoria de Ensino da UNIMONTES, e acontecerá no período de 15 a 17 de agosto de 2018. Considerando a urgência de se produzir reflexões capazes de apontar alternativas para os problemas que, historicamente, desafiam as instituições que ofertam licenciaturas e se dedicam a formar professores, visa articular o compartilhamento de pesquisas e o desenvolvimento de atividades com foco em temáticas da Diversidade, junto a grupos de pesquisadores da UNIMONTES,envolvidos na graduação e Pós -Graduação. Objetiva, ainda sensibilizar toda a comunidade científica e acadêmica, por meio das interações grupais, para um olhar diferenciado e apurado diante de cada tema tratado, bem como pretende complementar o trabalho/formação do professor para o desenvolvimento de suas ações na perspectiva inclusiva"
Leia Mais
Palestrantes
Alessandra Assis
Pibid como Política Pública e a Diversidade na Formação Docente
Andréa Lafetá de Melo Franco
Ensino Superior: Formação e Saberes
Ângela Cristina Borges
Os desafios das religiões de matriz africana na formação dos professores da Educação Básica
Armando Paulo Ferreira Loureiro
Espaços e Tempos da Formação de Professores para Educação de Jovens e Adultos na Europa e no Brasil
Elizabeth de Paula Pissolato
Conhecimento indígena, conhecimento antropológico: desafios à simetrização
Heiberle Hirsgberg Horácio
Regimes de conhecimento indígena, universidade, escola e resistência
Helder Eterno da Silveira
A inclusão no Ensino Superior: das Políticas Públicas aos desafios Institucionais
João Felício Rodrigues Neto
A inclusão no Ensino Superior: das Políticas Públicas aos desafios Institucionais
Ionara Aparecida Mendes Cezar
Transtorno do Espectro do Autismo/TEA: do Diagnostico ao Manejo Terapêutico, Educacional e Familiar
Ivete Batista da Silva Almeida
Mulheres, raça e classe: ações afirmativas e igualdade de condições para população negra
Karin Strobel
Educação de surdos na escola inclusiva e na escola bilíngue
Laura Vicuña Santos Bandeira
Transtorno do Espectro do Autismo/TEA: do Diagnostico ao Manejo Terapêutico, Educacional e Familiar
Maria Cristina Madureira Freire Barbosa
Ensino Superior: Formação e Saberes
Maria Railma Alves
A Diversidade Étnica Racial e Pratica Docente
Maria Nadurce Silva
Espaços e Tempos da Formação de Professores
Marlene de Fáveri
Gênero, educação e pesquisa em tempos de retrocesso democrático
Rafael Baioni
Discutindo gênero e sexualidade na periferia do capitalismo
Silvana Diamantino França
Pessoas com Deficiências e Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD`s)
Solange Ribeiro Prates
Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos
Steffany Nunes Oliveira
Transtorno do Espectro do Autismo/TEA: do Diagnostico ao Manejo Terapêutico, Educacional e Familiar
Úrsula Adelaide de Lélis
Políticas de formação docente para a Educação do Campo, no Brasil: assimetrias entre o oficial e o real
Vanessa de Araújo Saeger
Transtorno do Espectro do Autismo/TEA: do Diagnostico ao Manejo Terapêutico, Educacional e Familiar
Wender Faleiro Silva
Políticas de formação docente para a Educação do Campo, no Brasil: assimetrias entre o oficial e o real
Zilmar Santos Cardoso
A Diversidade Étnica Racial e Pratica Docente
Júlio Emílio Diniz
Diversidade e complexidade dos Espaços tempos da formação de professores
Shirley Patrícia N. de C. e Almeida
Espaços e Tempos da Formação de Professores
Jadson Rabelo Assis
Detecção, Diagnóstico e Intervenção na Dislexia