Normas

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:

COMUNICAÇÕES E PÔSTERES

1. Condições gerais para apresentação dos trabalhos:

- Deverão ser inéditos, ou seja, não ter sido apresentado em outro evento ou publicado em revistas, periódicos ou livros.
- Deverão ser apresentados em um dos eixos temáticos do evento, na perspectiva da Diversidade, Formação e Saberes docentes, sendo:

 

1.1 Comunicações Orais

Para comunicações orais, os autores (no máximo 05) deverão submeter resumo expandido, contendo entre 4000 e 6000 caracteres com espaço.

Todos os autores deverão estar inscritos no evento.

Os resumos das comunicações orais deverão ser encaminhados em formato Word, exclusivamente pelo site do evento, entre 01 de junho a 15 de julho de 2018.

Os resumos das comunicações orais serão publicados por meio de anais eletrônicos, no site do Congresso.

O resultado (aceite) será divulgado no site do evento até o dia 30 de julho de 2018.

A avaliação dos trabalhos terá caráter eliminatório, sendo que o julgamento obedecerá aos seguintes critérios: 1) relevância e pertinência do trabalho com o eixo proposto; 2) riqueza conceitual na formulação dos problemas; 3) consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação; 5) interlocução com a produção da área; 6) originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área.

Cabe aos autores a responsabilidade de fazer a revisão e correção do texto, ajustando-o às normas da língua padrão culta e às normas do Congresso.

 

1.2 Pôsteres

Para apresentação de pôsteres, os autores deverão submeter resumo simples, contendo entre 1500 e 3000 caracteres com espaço;

Os resumos dos pôsteres deverão ser encaminhados em formato Word, exclusivamente pelo site do evento, entre 01 de junho a 15 de julho de 2018.

Os resumos dos pôsteres serão publicados por meio de anais eletrônicos, no site do Congresso.

O resultado (aceite) será divulgado no site do evento até o dia 30 de julho de 2018.

A avaliação dos trabalhos terá caráter eliminatório, sendo que o julgamento obedecerá aos seguintes critérios: 1) relevância e pertinência do trabalho com o eixo proposto; 2) riqueza conceitual na formulação dos problemas; 3) consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação; 5) interlocução com a produção da área; 6) originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área.

Cabe aos autores a responsabilidade de fazer a revisão e correção do texto, ajustando-o às normas da língua padrão culta e às normas do Congresso.

 

2. NORMAS PARA O ENVIO DE TRABALHOS

Cada participante poderá inscrever até (02) dois trabalhos como autor e (05) cinco trabalhos como co-autor.

Trabalhos em co-autoria deverão ser enviados apenas pelo autor principal que indicará os nomes dos demais autores. Os co-autores também devem se inscrever no evento.

 

2.1 Comunicação oral

Ao proporem comunicações orais, os interessados deverão enviar um resumo expandido com, no mínimo, 4.000 e, no máximo, 6.000, caracteres (incluindo os espaços, título do trabalho, nome e identificação dos autores, palavras-chave), paragrafado.

.O corpo do resumo deverá contemplar:

1) problema da pesquisa;

2) objetivo da comunicação;

3) metodologia da pesquisa;

4) referências teóricas que sustentam as análises apresentadas;

5) resultados finais ou parciais da pesquisa.

6) O resumo também deve evidenciar a relação do objeto de estudo com o eixo no qual se inscreve, apresentando, também, a relevância social da investigação.

O resumo deverá ser redigido em letra tipo Times New Roman; letra12 pt; espaço entrelinhas 1,0 (simples); margem esquerda e superior 3cm e direita e inferior 2cm; alinhamento justificado. No corpo do texto, as citações longas (mais de 3 linhas) devem ser apresentadas com fonte 10, alinhadas à direita a 4cm.

O título do trabalho deverá ser centralizado, redigido em letras maiúsculas e destacadas em negrito. Abaixo do título, alinhado a direita, deverá estar o nome completo do autor e a sua maior titulação, seguido do vínculo institucional e do e-mail. (Exemplo: Profa. Dra. Maria José Mendes; Profa. da Unimontes; mariajosemendes@gmail.com).

O texto deverá estar organizado por parágrafos, com paginação numerada, com algarismos arábicos, no canto superior direito.

As citações de fontes no texto podem ser diretas e indiretas. As citações indiretas devem conter sempre: sobrenome do autor, seguido do ano de publicação da obra. Por exemplo:

a) um autor: Segundo Rocha (2008), ou no final da frase (ROCHA, 2008).

b) até três autores: Segundo Rocha e Silva (2008), ou no final da frase (ROCHA; SILVA, 2008).

c) mais de três autores: Segundo Rocha et al. (2008), ou no final da frase (ROCHA et al., 2008).

.As citações diretas, com até 3 linhas, deverão ser sempre indicadas entre aspas, no corpo do texto e com a mesma fonte do texto. Com mais de três linhas, ficam afastadas 4cm da margem esquerda, em fonte 10, sem aspas.

As notas contidas no artigo deverão ser explicativas, limitando-se ao mínimo possível, e devem vir no final do texto.

As ilustrações (fotografias, gráficos, tabelas, etc) poderão ser aceitas se estiverem com boa visibilidade e forem estritamente indispensáveis à clareza do texto, devendo-se assinalar, no texto, o número de ordem e os locais onde devem ser inseridas. Se as ilustrações já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte de onde foram retiradas (autor, data) abaixo da ilustração e por completo nas referências.

As referências, redigidas de acordo com a NBR 6023/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, deverão ser ordenadas alfabeticamente, por sobrenome do autor e constituir uma lista como última seção da comunicação. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo são de responsabilidade do(s) autor(es).

As referências deverão ter alinhamento apenas na margem esquerda, com as linhas posteriores à primeira, também, rentes à margem.

Todos os autores do trabalho, inclusive co-autor (es), deverão efetuar sua inscrição e fazer o pagamento da taxa equivalente. Não será publicado artigo completo, apenas resumo expandido para a modalidade Comunicação Oral.

 

2.2 Pôster

Ao proporem apresentação de pôster os interessados deverão enviar um resumo com, no mínimo, 1.500 e, no máximo, 3.000, caracteres (incluindo os espaços), em parágrafo único.

No corpo do resumo, em parágrafo único, dever conter problema de pesquisa, objetivo, metodologia, relação do objeto com o tema do congresso, referências teóricas que sustentam as análises apresentadas, referências teóricas que sustentam as análises apresentadas, relevância social do estudo, resultados finais ou parciais, relatos de experiências.

O resumo deverá ser redigido em letra tipo Times New Roman; letra12 pt; espaço entrelinhas 1,0 (simples); margem esquerda e superior 3cm e direita e inferior 2cm; alinhamento justificado.

O resumo não deve ter citações diretas ou indiretas, nem referências bibliográficas.

O título do trabalho deverá ser centralizado, redigido em letras maiúsculas e destacadas em negrito. Abaixo do título, alinhado a direita, deverá estar a maior titulação e nome completo do autor, seguido do vínculo institucional e do e-mail. (Exemplo: Profa. Dra. Maria José Mendes; Profa. da Unimontes; mariajosemendes@gmail.com).

Todos os autores do trabalho, inclusive co-autor(es), deverão fazer sua inscrição e o pagamento da taxa equivalente.

Se selecionado para apresentação, o pôster deverá ter uma extensão de 110 cm (vertical) e 90 cm (horizontal) e obedecer às normas científicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas/ABNT.

Observar modelo de pôster disponível.

 

2.3 Informações complementares

Como um trabalho é avaliado?

Os textos de todas as categorias (comunicações orais e pôsteres) são avaliados quanto à forma e quanto ao conteúdo. Verificação quanto à forma: todos os textos/propostas submetidos (comunicações orais, relatos de experiência e pôsteres) serão verificados, quanto ao formato, pela equipe de coordenação do ICIED, seguindo as orientações estabelecidas.

Como o trabalho será avaliado quanto ao conteúdo?

Todos os trabalhos serão avaliados pelos membros do Comitê Científico do ICIED, que necessariamente deverá ser do mesmo eixo ao qual o trabalho está vinculado. Os pareceres, assim que emitidos, ficarão disponíveis para a equipe de organização do evento.

A lista dos trabalhos cujos resumos forem aprovados pelo Comitê Científico será divulgada no dia 23 de julho de 2018, no site do evento.

 

3. CRONOGRAMA PARA ENCAMINHAMENTO DE TRABALHO

ETAPAS

DATAS

Inscrição de Trabalhos com envio de resumos

01 a 15 de julho

Divulgação no site dos Trabalhos Aprovados (aceite)

30 de julho

 4. MODELO DE PÔSTER

Clique aqui para fazer o download do modelo de pôster em formato .ppt