Eixos Temáticos
Ementas dos eixos temáticos do evento
Eixo 1 - Relações Étnico Raciais e Afrodescendência
Esse eixo temático objetiva apresentar reflexões que buscam elucidar a importância das discussões sobre as relações étnico raciais no contexto social e escolar, bem como discorrer sobre a diversidade cultural, com ênfase para o processo de afrodesdência no Brasil. Essa temática também visa apresentar discussões em torno da importância do combate ao preconceito racial que ainda permeia o contexto social e escolar no Brasil.
Eixo 2 - Gênero e Diversidade Sexual
Vivemos em uma país com índices alarmantes de violência contra mulheres e população LGBT. A cada 2 segundos, por exemplo, uma mulher é vítima de violência física ou verbal e a cada 25 horas uma pessoa LGBT é assassinada segundo levantamentos do Instituto Maria da Penha e do Grupo Gay da Bahia, respectivamente. As escolas e outras instituições de ensino, que deveriam ser locais de formação para a convivência democrática e em que valores e atitudes como o respeito à diferença, a empatia e o diálogo deveriam ser ativamente defendidos e fomentados, muitas vezes são, em vez disso, locais de reprodução e perpetuação do preconceito, da discriminação, do machismo, da misoginia, da LGBTfobia e das mais variadas formas de violência contra mulheres, pessoas LGBT e outras identidades dissidentes da norma compulsória cisgênero e heterossexual. Assim, no eixo temático “Gênero e Diversidade Sexual”, aceitaremos trabalhos que tragam resultados de pesquisas, teóricas e práticas, assim como relatos de experiência profissional que pensem de forma crítica e transformadora o papel da escola, do ensino, das práticas pedagógicas, da formação docente, das relações entre professores, estudantes, gestores e comunidade no que tange às questões de gênero e sexualidade.
Eixo 3 - Ensino Superior: Formação e Saberes
O presente eixo enseja, discutir as questões relacionadas ao docente em sua profissão, tendo como elemento principal de abordagem a sua formação profissional. A partir dessas considerações os trabalhos envidados devem contemplar as políticas educacionais, o acesso e permanência no ensino superior, as metodologias de ensino, as relações de ensino-aprendizagem, as questões da subjetividade, a formação de Professores, a formação continuada, o currículo, o planejamento e a avaliação e a integração entre teoria e prática.
Eixo 4 - Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos
O contexto histórico da educação de jovens e adultos no Brasil. A legislação da educação de jovens e adultos. A educação de jovens e adultos nas reformas educacionais brasileiras. A articulação da educação de jovens e adultos com a educação profissional. O acesso e permanência do trabalhador na escola. As políticas públicas de educação de jovens e adultos. A educação de jovens e adultos no Plano Nacional de Educação. O contexto histórico da educação profissional no Brasil. A legislação da educação profissional. A educação profissional nas reformas educacionais brasileiras. A educação profissional e o mundo do trabalho. As políticas públicas da educação profissional. A educação profissional no Plano Nacional de Educação.
Eixo 5 - Educação e Regimes de Conhecimento Indígena
Considerando tanto a imprescindibilidade do respeito dos direitos dos povos indígenas, quanto a importância do reconhecimento dos regimes de conhecimento indígena - inclusive pelas instituições de ensino não indígenas, como escolas e universidades-, o eixo temático Educação e Regimes de Conhecimento Indígena comportará reflexões e trabalhos que versem tanto sobre as questões relacionadas à Educação Escolar Indígena e aos debates sobre a nova e em tramitação Categoria Escola Indígena, quanto sobre as questões que envolvem a temática indígena nas escolas, e a entrada e presença de indígenas e seus regimes de conhecimento nas universidades.
Eixo 6 - Educação do Campo
Para a compreensão da concepção da Educação do Campo - do Movimento da Educação do Campo -, torna-se necessária a análise crítica do contexto sócio-histórico, econômico-produtivo e político da posse da Terra no Brasil, do Campo como espaço de conflito e contradições contextuais. O Movimento da Educação do Campo nasce no bojo da luta pela Terra, pelos conhecimentos produzidos na lida com a terra, pela consideração e visibilidade da Diversidade Étnica, SocioAmbiental, Cultural do ser camponesa e camponês. A concepção da Educação do Campo extrapola a luta pela Escola do/no Campo, ao compreender que a formação humana de crianças, jovens, adultos, idosos, se dá também em espaços outros - como no aprendizado adquirido na busca pelos direitos -, considerados também espaços pedagógicos, e que esses devem ser vistos como articulados com o fazer escolar. A trajetória histórica da Educação do Campo tem produzido inúmeras Experiências Educacionais e essas têm apresentado novas concepções, arranjos e ferramentas formativas, pedagógicas, instigando a desconstrução da ideia hegemônica da Educação para a reprodução e para o capital. Há, então, avanços significativos na conquista de Marcos Legais e de Políticas Públicas, ressaltando dentre elas a de formação de Educadoras e Educadores do Campo.
Eixo 7 - Pessoas com Deficiências e Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD`s)
Contribuir, para o fortalecimento de áreas de concentração da Saúde Coletiva e suas respectivas linha de Pesquisa, Educação em saúde, avaliação de Programas e Serviços e Epidemiologia Populacional, Educação e Família com vista à produção e publicação dos resultados de pesquisas e ações na perspectiva das temáticas Diversidade e Pessoas com Deficiências e TGD.