Oficinas e Minicursos

Ementas das oficinas

1ª Oficina: “Sugestões Psicopedagógicas em como lidar com a deficiência intelectual em sala de aula” 

Mediador: Profº Psicólogo: Carlos Alberto Siqueira Alexandre - UNIMONTES

Ementa: Deficiência mental; Deficiência intelectual e dificuldade de aprendizagem; Sugestões de práticas Psicopedagógicas para com a Deficiência Intelectual.

Local: Sala 02 - CCET - Prédio 3

 

2ª Oficina: “Tecnologia Assistiva – AEE”

Mediadora: Profª Supervisora Ladir Bertoldo – PIBID / Educação Inclusiva

Ementa: Em breve

Local: Sala do Mestrado em Letras - CCH - Prédio 2

 

3ª Oficina: “Estratégias Psicopedagógicas para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo”

Mediadoras: Laura Vicuña Bandeira - Programa SAMTEA /UNIMONTES- CLINICA COMVIVER e ANDA

                      Ionara Aparecida Mendes Cezar – Programa SAMTEA /UNIMONTESCLINICA COMVIVER e ANDA.

EMENTA: Caracterização dos transtornos do espectro autista, Conceito dos transtornos do espectro autista, manifestações, graus de TEA, aprendizagem e TEA, perfil cognitivo de pessoas com TEA, teoria da coerência central, controle restrito de estímulos e teoria da mente, estratégias psicopedagógicas para alunos com TEA, dicas para incluir alunos com TEA no ensino regular e exemplos de atividades e materiais adaptados

Local: Salas 05 - CCET - Prédio 3

 

4ª Oficina: “O professor da Sala de Recursos Multifuncionais e suas relações interpessoais na escola”

Mediadora: Profª. Inês Nunes Marques - Subprojeto PIBID /Pedagogia / Educação Inclusiva - (E.M. Dona Vidinha Pires)

Ementa: Em breve

Local: Sala 09 - CCET - Prédio 3

 

5ª Oficina: “Alterações de comportamento e comunicação no TEA”.

Mediadoras: Vanessa de Araújo Saeger –Programa SAMTEA /UNIMONTES- CLINICA COMVIVER e ANDA

Rosane Queiroz- Programa SAMTEA /UNIMONTES- CLINICA COMVIVER e ANDA

EMENTA: Definição de TEA; reconhecimento de alguns aspectos da sintomatologia; análise funcional do comportamento e seus significados, desenvolvimento de estratégias que possam favorecer aquisição de habilidades para o manejo comportamental e de linguagem; reconhecimento o impacto do diagnóstico no ambiente familiar e social.

Local: Sala - 11 - CCET - Prédio 3

 

6ª Oficina: As narrativas dos contos de Marina Colasanti, como interfaces na construção subjetiva do feminino e do amor.

Mediadora: Profª. Andréa Ruas da Cruz Nogueira/UNIMONTES

Ementa: O amor e o feminino são questões que, mobilizam e tencionam o sujeito da contemporaneidade e suas inter-relações psicossociais e cognitivas. E embora tenham sido perpassados por várias  transformações em seus conceitos, ao longo das décadas, em nossa cultura, essa temática ainda ocupa um lugar significativo na constituição de nossos imaginários. Marina Colasanti, com extrema sensibilidade e leveza, narra de forma singular, em seus contos, as particularidades do universo feminino,  alinhavando encantos, e muitos encontros com os mitos, os símbolos e as emoções. Nosso objetivo, nesta oficina, é construir diálogos e reflexões entre a Literatura e a Psicanálise tecendo ideias sobre as interfaces do amor e as construções subjetivas do feminino.

Local: Sala 205 - CCSA - Prédio 1

 

7ª Oficina: “Aspectos sensoriais e Alimentação de pessoas com TEA na escola”

Mediadores: Steffany Lara Araujo - Programa SAMTEA /UNIMONTES- CLINICA COMVIVER e ANDA

Rennam Reis - CLINICA COMVIVER e ANDA

EMENTA: Processamento Sensorial, sistemas sensoriais: visão, audição, paladar, olfato, propioceptivo e vestibular. Sistemas estomatopgnático. Alimentação, ambiente e postura. Seletividade alimentar. Importância no processo de desenvolvimento global.

Local: Sala 206 - CCSA - Prédio 1

 

8ª Oficina: “A observação do comportamento no contexto Educacional”

Mediador: Profº e Psicólogo: Me. Leonardo Tadeu Vieira – UNIMONTES

Ementa: Aspectos da observação do comportamento humano: tipos, registro e descrição em ambientes escolares. A dimensão multidisciplinar da prática de observação comportamental.

Local: Sala 208 - CCSA - Prédio 1

 

9 ª Oficina: “Ser Universitário: Enfrentando os desafios e sofrimentos da vida de estudante”

Mediadora: Profª. Me.Simone Monteiro Ribeiro.

Ementa: Análise de fatores desencadeadores do sofrimento do estudante, a partir de uma interlocução entre as vivências dos participantes da oficina e as produções bibliográficas sobre o tema. Construindo caminhos: o delineamento de estratégias de enfretamento das dificuldades e de fortalecimento subjetivo.

Local: Sala 213 - CCSA - Prédio 1

10º Minicurso: Detecção, diagnóstico e intervenção na Dislexia

Mediadores: Profº. Me. Jadson Rabelo Assis

                      Profª. Me. Andréa Lafetá de Melo Franco

Ementa: Dislexia: conceito, etiologia, caracteristicas e tipos. Importância da Detecção precoce: sinais de alerta. Diagnóstico: profissionais envolvidos. Aprendizagem do Disléxico: intervenção multidisciplinar.

Local: Sala 314 - CCSA -Prédio 1

 

11º Minicurso

Tema: “Jogos, brinquedos e brincadeiras: Um olhar lúdico para a questão da diversidade”

Mediadoras: Profª. Me. Andréa Lafetá de Melo Franco – UNIMONTES
                      Profª. Me. Solange Ribeiro Prates – UNIMONTES

Ementa: O tempo e o espaço dos jogos, brinquedos e brincadeiras na vida da criança. A ludicidade infantil e o aprendizado das peculiaridades presentes nas diferentes culturas.

Local: Sala 94 - CCH - Prédio 2

12º Minicurso

Tema: “Educação e Escolas do Campo: contribuições ao pensamento pedagógico brasileiro”

Mediadoras: Profª. Me. Magda Martins Macêdo - UNIMONTES
                      Érica Fernanda Pereira de Souza – LabÉdoCampo /UNIMONTES

Ementa: Para a compreensão da concepção da Educação do Campo - do Movimento da Educação do Campo -, torna-se necessária a análise crítica do contexto sócio-histórico, econômico-produtivo e político da posse da Terra no Brasil, do Campo como espaço de conflito e contradições contextuais. O Movimento da Educação do Campo, nasce no bojo da luta pela Terra, pelos conhecimentos produzidos na lida com a terra, pela consideração e visibilidade da Diversidade Étnica, Sócio Ambiental, Cultural do ser camponesa e camponês. A concepção da Educação do Campo extrapola a luta pela Escola do/no Campo, ao compreender que a formação humana de crianças, jovens, adultos, idosos, se dá também em espaços outros - como no aprendizado adquirido na busca pelos direitos -, considerados também espaços pedagógicos, e que esses devem ser vistos como articulados com o fazer escolar. A trajetória histórica da Educação do Campo tem produzido inúmeras Experiências Educacionais e essas têm apresentado novas concepções, arranjos e ferramentas formativas, pedagógicas, instigando a desconstrução da ideia hegemônica da Educação para a reprodução e para o capital. Há, então, avanços significativos na conquista de Marcos Legais e de Políticas Públicas, ressaltando dentre elas a de formação de Educadoras e Educadores do Campo.

Local: Sala 321 - CCSA - Prédio 1

 

13º Minicurso

Tema: Trajetória educacional dos surdos: dos primórdios à educação bilíngue

Mediadores:  Profª. Themis Farias de França Desiderio - UNIMONTES

                       Gabriel Franca Couto - UFSC

Ementa: História do surdo na sociedade desde os tempos primitivos até os dias de hoje. Análise das abordagens educacionais: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo. Avanços e conquistas da comunidade Surda brasileira. Reflexões sobre o Surdo e a Educação Inclusiva. Pedagogia Surda: metas, lutas e conquistas.

Local: Sala 317 - CCSA - Prédio 1

14º Oficina: "Hábitos e habilidades de Estudo: Como estudar na Universidade"

Mediadores:  Profº. Me.  João Olímpio Sores dos Reis / UNIMONTES

                       Profª. Dra. Filomena Luciene Cordeiro Reis / UNIMONTES

Ementa: A realidade nos mostra que certo número de estudantes só busca nos estudos lograr êxito, porém não apresentam hábitos de estudo para os mesmos e consequentemente não adquirem habilidades. Quase todos os estudantes têm algum ou alguns problemas em sua vida que podem influenciar em seus estudos. Entre os problemas mais frequentes e comuns que confrontam os estudantes estão nas dificuldades em realizar suas tarefas. aplicação das técnicas, métodos e procedimentos, revelam a importância que tem o estudo como uma das condições para o desenvolvimento da personalidade. A solução do problema pode lograr êxito mediante um tratamento científico em três dimensões: Teoria: Metodologia e aplicação (H. Brito, 1990).

Local: Sala 49 - CCH - Prédio 2

15º MINICURSO: Ensino e Aprendizagem de conteúdos matemáticos na perspectiva da Etnomatemática
 

Mediadoras: Prof.ª  Me. Janine Freitas Mota / UNIMONTES

                      Prof.ª Me. Rieuse Lopes Pinto / UNIMONTES

                      Prof.ª Me. Galvina Maria de Souza / FIP-MOC

Ementa: Principais conceitos e concepções da Etnomatemática. A Etnomatemática em sua dimensão pedagógica. A pesquisa Etnomatemática e suas implicações na sala de aula.

Local: Sala 09 - CCET - Prédio 3